SPDA – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS
SPDA – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

SPDA – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

SPDA CONFORME ABNT NBR5419 DE 2015

spda

SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, é uma estrutura utilizada para que seja a prioridade em receber uma eventual descarga atmosférica, como resultado, escoando a sua energia para a terra e assim proteger estruturas e edificações contra os danos que está descarga poderia causar.

Não há dispositivos ou métodos capazes de modificar os fenômenos climáticos naturais a ponto de se prevenir a ocorrência de descargas atmosféricas. As descargas atmosféricas que atingem estruturas
(ou linhas elétricas e tubulações metálicas que adentram nas estruturas) ou que atingem a terra em
suas proximidades são perigosas às pessoas, às próprias estruturas, seus conteúdos e instalações.
Portanto, medidas de proteção contra descargas atmosféricas são necessárias.

As medidas de proteções consideradas na ABNT NBR 5419 são comprovadamente eficazes na
redução dos riscos associados às descargas atmosféricas.

O projeto e execução das instalações desses sistemas é normatizada pela norma técnica ABNT NBR 5419, que foi atualizada em 2015 que inclui algumas adequações obrigatórias, por exemplo, a necessidade de um gerenciamento de risco e a adoção de MPS – Medidas de Proteção contra Surtos, como o Dispositivo Protetor contra Surto (DPS).

Empresas especializadas em PDA possuem engenheiros habilitados responsáveis e técnicos qualificados para realizar a instalação de SPDA – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS segundo as normas técnica e assim, garantir a eficiência da proteção do sistema.

Esse procedimento, tem como resultado, a garantia segurança da proteção contra as descargas elétricas que podem danificar equipamentos, estruturas e também atingir pessoas e animais. 

COMO FUNCIONA O SPDA – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

O funcionamento de um SPDA é bastante simples.

O sistema de para-raios, é composto por:

  • captação, responsável por receber o raio,
  • descidas, que são os seus ramais que conduzem a maior parte da corrente,
  • malha de aterramento, o sistema de aterramento que dissipa no solo.

A função do SPDA (para-raios) não é atrair os raios, como muito pensam, ele simplesmente está instalado para ser a prioridade do raio que poderia estar atingindo a edificação ou estrutura.

SPDA RAIO

Com a energia dissipada no solo, a descarga elétrica se torna inofensiva. Quanto mais eficiente for o sistema, maior será a corrente elétrica desviada, sendo assim, maior proteção. 

BENEFÍCIOS EM OPTAR PELO SPDA DA HIDETAKI ENGENHARIA

A decisão de utilizar um sistema de proteção contra descargas atmosféricas em uma estrutura é uma exigência legal (Ex:  Corpo de Bombeiros, Códigos de obras municipais, NR10, seguradoras), uma precaução do proprietário para evitar prejuízos ou ainda uma exigência das companhias de seguro, já que os raios são causas de danos físicos e incêndios.

Há incontáveis benefícios em optar por um SPDA – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS devidamente instalado por empresas certificadas.

Uma das maiores preocupações durante tempestades é a proteção da vida humana, e os para-raios cumprem a função de evitar que choques elétricos atinjam pessoas ou animais.

Outro problema recorrente é a queima de equipamentos e danificação de estruturas pela queda de raios. Esses problemas podem ser facilmente solucionado pela instalação de um sistema de para-raios adequado e eficaz.

Além disso, a execução de um sistema pela HIDETAKI ENGENHARIA, garante a regulamentação do edifício, elimina não conformidades em futuras inspeções, o que pode ser decisivo para o pagamento de indenizações de seguradoras em caso de sinistros.

HIDETAKI ENGENHARIA: SPDA DE CONFIANÇA E QUALIDADE

A Hidetaki engenharia é uma empresa especializada em PDA (Proteção contra Descargas Atmosféricas). Com seus profissionais constantemente treinados e atualizados nas normas técnicas nacionais e internacionais.

Oferece um projeto detalhado, com gerenciamento de risco e especificação do melhor e mais adequado sistema de proteção. Pessoal de campo que executa a instalação de SPDA interno e externo com o mínimo transtorno e máxima qualidade, como resultado, um custo beneficio melhor para você.

A Hidetaki engenharia, também, executa a inspeção de sistemas instalados e a adequação para a nova redação de 2015 da ABNT NBR5419.

Conforme NBR 5419,  o SPDA deve passar por inspeções.  Uma inspeção visual do SPDA deve ser efetuada semestralmente. Já inspeções completas devem ser efetuadas periodicamente, em intervalos de:

a) 5 anos, para estruturas destinadas a fins residenciais, comerciais, administrativos, agrícolas ou industriais, excetuando-se áreas classificadas com risco de incêndio ou explosão;

b) 3 anos, para estruturas destinadas a grandes concentrações públicas (por exemplo: hospitais, escolas, teatros, cinemas, estádios de esporte, centros comerciais e pavilhões), indústrias contendo áreas com risco de explosão, conforme a NBR 9518, e depósitos de material inflamável;

c) 1 ano, para estruturas contendo munição ou explosivos, ou em locais expostos à corrosão atmosférica severa (regiões litorâneas, ambientes industriais com atmosfera agressiva etc.)

Estruturas especiais com riscos inerentes de explosão, tais como aquelas contendo gases ou líquidos inflamáveis, requerem geralmente o mais alto nível de proteção contra descargas atmosféricas.